sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Louvre, Versailles, viagem para Barcelona e Nice

No terceiro dia de Paris fomos até o Louvre. Como era muito grande tivemos que escolher algumas coisas para ver pois abviamente não daria tempo de ver tudo. Como ninguém aqui entende muito de arte, escolhemos as antiguidades egípcias e orientais, pois pareciam interessantes (e alguma coisa lá não é?), e as figurinhas carimbadas, Mona Lisa e Vênus de Milo, ambas com muita gente em volta.


No quarto dia fomos para o Palácio de Versailles. Bom, o arquiteto daquilo não devia bater muito bem da cabeça pois é absurdamente gigantesco. Levamos a tarde inteira para visitá-lo inteiro. No fim da visita começou a chover, mas isso não nos impediu de ir passaear pelo jardim do castelo (se é que da para chamar aquilo só de jardim, por conseguia ser umas cinco vezes maior que o castelo).

Último dia de Paris, fomos visitar o Panthéon, onde há um pendulo de foucault, que foi usado para demostrar que a Terra girava em seu próprio eixo. Além disso, há um monte de pessoas que foram importantes na história da França, e da humanidade, sepultadas lá. Uma rosa de guardanapo para Marie Curie no Panthéon Depois fomos visitar a basílica de Sacre-Coeur, que fica no alto de mais um bilhão de degraus (que que os franceses tem contra escada rolante?). Na verdade, depois que chegamos no alto (quase no Olimpo), descobrimos que do outro lado havia um teleleférico (¬¬). Infelizmente não era permitido tirar foto de dentro da Basílica, então vamos ficar devendo essas.

Era hora de ir para Barcelona, e, como o caminho era longo, resolvemos experimentar os couchettes, que são quartos no trem com dois beliches de três andares cada. Não foi muito confortável, pois tinhamos que deixar as malas na cama junto com a gente, então não sobrava muito espaço para as pernas. Além disso, tinha um senhor no mesmo quarto que a gente que fedia muito.

Chegamos em Barcelona e fomos pegar o metro até o hotel. Tentaram roubar nossas carteiras (eu contei três caras, o Pedro disso que eram cinco), mas não conseguiram, pois somos brasileiros e nascemos com doutorado em segurança pública. Almoçamos lula à dorê com cerveja e fomos visitar o aquário de Barcelona, que foi o pior investimento que fizemos na viagem, pois foi a atração mais cara até agora e levamos 30 min para ver tudo. A noite nos encontramos com o James, amigo do Leo que está fazendo intercâmbio e nos deu um free tour básico sobre Barcelona e as obras mais famosas do Gaudí.

Sengundo dia. Fomos visitar a Sagrada Familia, catedral projetada por Gaudí, com finalização prevista para 2030. De todas as catedrais que fomos até agora, foi a que achei mais impressionante, mesmo não estando finalizada ainda. Como em todas as suas construções, Gaudí usou elementos da natureza para se inspirar, como flores, frutas e até ossos, o que garante um visual totalmente diferente para a catedral. Fomos depois conhecer a praia e a vila olímpica. No fim do dia fomos experimentar a tradicional paella.

Saimos no começo da tarde para Nice. Foi uma viagem complicada, com quatro trens, sendo que para pegar o último tivemos que esperar das 23h até as 05h na estação de Marseille. Poŕem a estação fecha, então fomos para uma sala de espera (waiting room) onde estavam alguns outros viajantes em conxão e principalmente mendigos se escondendo do frio. Foi, ahn, interessante.

Chagamos a Nice hoje e enquanto nosso quarto ficava pronto fomos passear no calçadão da praia e tomar café da manhã. Muito bonita, mas ainda não tivemos tempo de conhecer direito pois fomos passar o dia em Mônaco. É uma cidade minúscula, mas muito chique. Passamos pelo cassino, com os carrões estacionados na porta (finalmente vi uma Mercedes Mclaren) e pelo porto, onde estão ancorados iates monstruosos. Fizemos também, a pé, o percurso no grand prix de Mônaco de formula 1. Além disso, demos sorte pois estava acontecendo um campeonato de kart profissional. Voltamos para Nice, e como ainda eram 18h resolvemos voltar para o hotel para descansar um pouco antes da janta, já que na noite com os mendigos não podemos dormir direito. Bom, aconteceu que perdemos a hora e acordamos quase meia noite (o Leo e eu, porque o Pedro ainda está dormindo e pelo jeito vai direto até amanhã).

Bom, como isso foi um resumo, qualquer coisa que queiram saber perguntem nos comentários que responderemos assim que possível. Obrigado. Biiiip. :D

[]s

Nenhum comentário: