quarta-feira, 18 de julho de 2012

Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata

Em nosso primeiro dia de viagem para Campos do Jordão, decidimos visitar o chamado Complexo Pedra do Baú, um dos principais cartões postais da região. Localizado em São Bento do Sapucaí, município vizinho à Campos, ele acolhe três grandes formações rochosas: Pedra do Baú - a maior e mais famosa delas, com 350m de altura e 540m de largura -, Ana Chata - vista da trilha para a Pedra do Baú a 1670m de altitude -, e Bauzinho, por onde fomos passear.

O complexo é procurado atualmente por turistas e aventureiros que buscam desde caminhadas relaxantes até esportes radicais como escalada, mountain-biking e saltos de paraglider e asa-delta. Não é preciso pagar para explorar o local, uma vez que se encontra aberto ao público. Quanto ao acesso, a melhor opção é seguir de carro pela estrada de Campos do Jordão: partindo do Capivari ("centrinho" da cidade), basta acompanhar atentamente a indicação das placas. Outra dica: se puder, vá com um veículo de suspensão alta. Por mais que o caminho seja quase todo pavimentado, o trecho final é íngrime, sinuoso e de terra, o que pode dificultar a passagem.

Saindo de Capivari (em sentido a São Paulo), após uma viagem de aproximadamente meia hora, chegamos ao Bauzinho. Na entrada para a trilha, um platô é utilizado também como estacionamento para os carros de visitantes (que, diga-se de passagem, são MUITOS). Lá, um mapa indica sua localização e opções de passeio. Escolhemos o caminho mais curto, que leva até o Bauzinho em aproximadamente 10 minutos. Os demais duram entre 3 e 5 horas.

Pedra do Baú
Pedra do Baú
A caminhada que fizemos é tranquila e segura, fácil até para as crianças. Ao alcançar o topo, nos deparamos não só com uma vastidão de bosques e vales, mas também com uma vista privilegiada da Pedra do Baú. Para os mais corajosos, é possível chegar ainda mais perto do rochedo, caminhando até a ponta extrema do Bauzinho - vendo de longe, parece um pouco arriscado, mas, em todo caso, é permitido. Não buscávamos tanta adrenalina assim, então nos limitamos a sentar na beirada da pedra, conversar e admirar  o que estava à nossa frente.

Ponta extrema do Bauzinho (Pedra do Baú)
Ponta extrema do Bauzinho

Vista de cima do Bauzinho (Pedra do Baú)
Vista de cima do Bauzinho

Alguns pontos turísticos ganham fama por um motivo. A do Complexo da Pedra do Baú vem de seu ar puro, paisagem maravilhosa e "versatilidade", já que, seja você atleta ou preguiçoso, lá é sempre uma boa pedida.

Nenhum comentário: